...do número de processos esperando para serem julgados em São Paulo?
Vamos ao primeiro prêmio da

burocracia e entender como a justiça caminha a passos lentos, quando caminha. Ok, ok. Lances para o número de processos esperando para serem julgados apenas no Estado de São Paulo. Eu ouvi dois milhões? Dois milhões e meio para o senhor de preto; seu nome? Ah, sim, perdão, Senhor Retardo. Quem dá mais, quem dá mais? Seis milhões para Dona Improbidade. A senhora é frequentadora assídua de nossos leilões, não é? Mas quem dá mais, quem dá mais? Eu ouvi 10 milhões para o cavalheiro sentado no fundo. Seu nome? Ah, claro, Lorde Incompetência. É uma honra recebê-lo; o senhor vai se sentir em casa, os fidalgos adoram nossos eventos burocráticos. Quem dá mais? 15 milhões para o Senhor aqui na frente representante da máquina estatal. Quem mais? Dou-lhe uma, dou-lhe duas... 18 milhões para a Duquesa de Ineficiência e VENDIDO!!
Exatamente. Parafraseando Lulu Santos e fazendo as alterações necessárias, a Justiça tem caminhado com passos de formiga (e provavelmente sem igualdade; não parece tão ruim, nem tão bom assim - cá pelas terras do pau-brasil a coisa tem raiz histórica). Se nenhum outro processo entrasse no Tribunal de Justiça do estado, levaria, pelo menos, 3 anos para que todos que estão lá empilhados fossem julgados. Para a OAB-SP essa previsão otimistita, e ela aposta em pelo menos 5 anos. Mas essa é uma questão a ser decidida em novo leilão. Vamos às estatísticas. Detalhe de entonação: leia tudo de uma vez só, sem pontuação. Vamos começar.
Trabalhando de 14 a 15 horas diariamente de segunda a domingo, em três anos tudo seria julgado; mas apenas em janeiro 381 mil novos processos deram entrada na Justiça de São Paulo; isso elevou para 18,2 milhões o número ações em andamento, isso em primeira instância (em segunda há 553,7 mil); 1.862 juízes, 351 desembargadores, 269 mil sentenças em janeiro e (ufa!!!) 9,4 mil acordos.
O TJSP não se manifestou sobre a quantidade de processos em suas repartições (uma fissura irrompeu do 2º ao 11º andar com o peso dos papéis). Bem, a julgar pela lentidão das coisas por lá, não me surpreenderia se o Tribunal ainda não tivesse tomado conhecimento do número de ações em andamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário