Depois da onda de violência que foi manchete no país e na imprensa internacional, o Governo Federal assegurou cifras de R$ 100 milhões para evitar que as cenas da guerra por pontos de tráfico no Rio de Janeiro volte a se repetir pelos próximos dias. É consenso que, pouco depois de expor o Rio como uma vitrine para sede das Olímpiadas de 2016, a barbárie do último fim de semana reduziu a imagem da Cidade Maravilhosa a uma vidraça.
O governador Sérgio Cabral afirmou que, por telefone, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva teria garantido o investimento, além de ter confirmado que o helicóptero abatido no Morro dos Macacos, Zona Norte da cidade, será substituído por um novo modelo.
Jornais do mundo todo estaparam em suas páginas as cenas de horror que semeou entre os moradores de Vila Isabel e da cidade um estado de sítio. "Os eventos do fim de semana são um constrangimento para um governo que mal acabou de celebrar seu sucesso ao vencer a candidatura olímpica", disse o britânico The Independent. Na França, o Libération afirmou que a derrubada do helicóptero da polícia carioca é "algo nunca visto, mesmo em um Brasil escaldado pela violência"
A guerra no Morro dos Macacos deixou 20 mortes, conforme dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado.
Com informações da BBC Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário