quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Google lança seu sistema operacional, o Chrome OS

Do portal da Oficina da Net

Como esperado, o anuncio do Chrome OS foi feito hoje oficialmente pela Google. O novo sistema é totalmente open source, o que significa que programadores de todo o mundo poderão realizar modificações no sistema, e utilizá-lo da forma que melhor lhe convir. O Chrome OS é baseado no Linux e pretende ser "veloz, simples e seguro", assim como todos os aplicativos da Google.

Máquinas com processadores x89 e ARM são as disponíveis para rodar o sistema operacional. O Chrome OS nada mais é do que um navegador rodando sobre um sistema de janelas com base em linux, os softwares que serão usados no sistema rodarão online, e também podem ser instalados em Windows, Mac e Linux.

O Chrome OS está sendo desenvolvido para funcionar em equipamentos da Acer, Hewlett-Packard, Asus, Lenovo e Toshiba, entre outros. Em um primeiro momento, nem todos os fabricantes serão atendidos.
O sistema é baseado em cloud computing, ou seja, todos os arquivos que são editados no sistema, já estão online em sua conta, e você pode usar em qualquer outra máquina. Arquivos para excel, são abertos online no Windows Live documents, assim como todos os arquivos do Office, isto pois o sistema é baseado em ser livre, e não se torna proprietário dos dados e aplicativos, o sistema é feito para facilitar suas atividades.
O navegador Google Chrome, lançado em setembro de 2008, tem atualmente mais de 30 milhões de usuários. Em 2010, a empresa espera firmar o sistema operacional no mercado, como um forte concorrente da Microsoft e da Apple, que assina o Mac OS.

Um comentário:

Erik Oliveira disse...

Embora a grande potência ainda seja a Microsoft, quando falamos de sistema operacional - me refiro a computadores domésticos -, acredito no sucesso do Chrome OS. Ainda mais depois do nada agradável Windows Vista...