O Financial Times desta quarta-feira chama atenção em um artigo para a possibilidade de o governo federal aumentar a taxação sobre investimentos estrangeiros.
O jornal afirma que "Guido Mantega, ministro da Fazenda, despertou especulações acerca de haver nova taxação sobre investimentos estrangeiros, após a supervalorização do real no mercado de câmbio.
O FT afirma ainda que a taxação já existente foi em vão: "O real sofreu oscilações abruptas nas últimas três semanas. Mas ontem o dólar fechou em R$ 1,70, patamar em que quando o governo taxou o capital estrangeiro. Mas os comentário de Mantega causaram uma alta para quase R$ 1,72.
O jornal afirma ainda que "Mantega renevou as especulações de que o governo está preparando medidas para diminuir a crescente valorização do real, como aumentar o imposto já em vigor ou fecher brechas pelas quais os investidores estrangeiros driblam as medidas governamentais. Muitos analistas alertaram que a engenharia financeira moderna iria rapidamente encontrar maneiras em torno dessa medida".
Nenhum comentário:
Postar um comentário