segunda-feira, 5 de julho de 2010

Desvirtuar a notícia

Deu no Jornal de Hoje

Ideb aponta evolução na qualidade do ensino no RN

O Ministério de Educação (MEC) divulgou os resultados do Índice de Desenvolvimento da ducação Básica (Ideb) de todo o Brasil, que mede a qualidade da educação no país. O levantamento apontou uma evolução das redes de ensino no Rio Grande do Norte acima da meta estipulada para 2009 nas três etapas avaliadas.

Assim como a média nacional, a potiguar permanece bem abaixo da nota estipulada como objetivo a ser alcançado até 2021, que é 6.

O ensino das redes municipais, privada e estadual atingiu média 3,9 nas séries iniciais do nível fundamental, 3,3 nas séries finais e 3,1 no ensino médio.

O desafio de acompanhar a tendência de crescimento nacional é encarado de forma positiva pelos gestores, que vêem na recuperação o bom funcionamento das políticas públicas aplicadas desde 2003, época em que os resultados foram mais baixos.


Esse é o lead da matéria circula nessa tarde, na página cinco d'O Jornal de Hoje.

É um despropósito veicular um texto desses, evocando sucesso nas políticas públicas. Políticas que foram capazes de render ao estado o segundo lugar no índice de matrículas, mas que não foram pensadas para priorizar a qualidade do ensino.

Eu chamo isso de desvirtuar a notícia. Coisa muito comum por aqui, mas tão absurdamente não.

Nenhum comentário: