terça-feira, 20 de outubro de 2009

"A grande história"

O Financial Times acredita que, em 2010, o Brasil será "a grande história". Em um artigo da edição desta terça-feira, o jornal britânico de maior reputação na comunidade empresarial internacional, destaca ainda que o país "é a potência do século 21 a se observar".

O comentarista Michael Skapinker é quem assina o texto. Na visão dele, o país é posto sob duas perspectivas: uma de desigualdades sociais e de índices de violência; a outra o eleva à condição de potência de economia pujante e plena de recursos naturais.

"O Brasil é um país com imenso potencial, um povo acolhedor e diverso, excelente comida e diversas empresas de porte mundial" afirmou Skapinker, declarando ainda disparidade sobre outra potência emegente: "Diferentemente da China, o Brasil não tem conflitos étnicos agudos e é uma democracia partidária.

A opinião do FT sobre o Brasil é a primeira em meses que destoa das anteriores. Durante a crise do Senado, o jornal fez duras críticas a Sarney e ao governo Lula, depois voltou a atacar, classificando o estardalhaço do governo federal com as jazidas do pré-sal como "uma política desafinada".

Com informações da BBC Brasil

Nenhum comentário: