Obama escreve a Lula sobre visita de Ahmadinejad
Com informações do The New York Times
Uma matéria do jornal novaiorquino revela que, no domingo (22), o presidente Barack Obama enviou uma carta ao Chefe de Estado brasileiro reiterando a posição dos Estados Unidos em relação ao programa nuclear Iraniano.
Na carta, "Obama não critica a posição do Brasil em receber o líder iraniano, mas deixa implícito que a ocasião deveria ser utilizada para que Lula pressionasse Mahmoud Ahmadinejad e demonstrasse apoio aos esforços internacionais em monitorar as ambições nucleares do Irã", afirmou dois oficiais americanos à reportagem do NYT.
Na carta de três páginas, Obama reiterou seu apoio a uma proposta da Agência Internacional de Energia Atômica que tentaria orientar o Irã em desenvolver energia nuclear para fins pacíficos e civis.
O Irã se recusou a aceitar a proposta. Lula na segunda-feira reforçou seu apoio ao direito do país asiático de desenvolver sua tecnologia nuclear para uso na produção de energia, assim como o Brasil vem fazendo.
Ahmadinejad, o primeiro líder iraniano a visitar o Brasil em 44 anos, veio à Brasília na segunda-feira. Lula organizou a visita como parte de um esforço diplomático para ajudar a mediar as tensões entre Israel e os palestinos. O Presidente de Israel, Shimon Peres e Mahmoud Abbas, o presidente da Autoridade Palestiniana, realizaram visitas separadas ao Brasil este mês.
Nenhum comentário:
Postar um comentário