Porto de Natal não tem estrutura para receber os 17 mil visitantes que a temporada de cruzeiros trará para a cidade
A capital potiguar vai receber 17 mil turistas de cruzeiros na temporada 2009/2010, mas o Porto de Natal não tem sequer um terminal para recepcionar os visitantes. O projeto se arrasta há anos, mas até agora não há definição.
![]() Codern diz que, assim como o terminal potiguar (foto), nenhum outro do Nordeste oferece condições ideais para o turismo Foto: Eduardo Maia/DN/D.A Press |
"Como Natal será uma das sedes da Copa do Mundo de 2014, acreditamos que esse e outros projetos sejam viabilizados para o Porto de Natal. Mas, pessoalmente, acredito que no próximo ano a gente consegue tocar esse projeto", estima o presidente da Codern. Questionado sobre a falta de estrutura do terminal potiguar para receber os turistas, Emerson Fernandes disse que nenhum outro porto do Nordeste tem os equipamentos necessários. "Qual é o porto da nossa região que tem? Os turistas descem aqui como descem em todos os outros portos do Nordeste", compara. Segundo Fernandes, o Porto de Recife é o único na região que tem uma estrutura um pouco melhor, mas mesmo assim ainda deixa a desejar.
Projeto engavetado
O ex-secretário de Turismo de Natal, Fernando Bezerril, explica que deixou um projeto arquitetônico pronto na pasta, com verba aprovada e apenas no aguardo da licença ambiental. Os planos incluíam a construção de um terminal de passageiros no antigo galpão da LauritzenCool, em uma obra dividida em duas etapas que custaria R$ 1,2 milhão aos cofres públicos. Segundo Bezerril, o projeto foi aprovado pelo Conselho Nacional de Autoridades Portuárias, o que o torna irreversível.
"Está na hora de as pessoas e aimprensa perguntarem por que esse projeto não saiu do lugar. Deixamos tudo pronto e legalizado, o conselho votou e aprovou por unanimidade mas até agora não vimos nada", lamenta o atual secretário de Meio Ambiente e Turismo de Extremoz.
O secretário municipal de Turismo de Natal, Francisco Soares Júnior, afirma que o Ministério dos Transportes já aprovou um projeto encaminhado pela Codern. Segundo ele, os recursos já estão assegurados e totalizam os R$ 500 mil reais. "O projeto atende às exigências aduaneiras e da Polícia Federal. Um terminal de passageiros não é tão complexo a ponto de exigir muitos recursos". diz ele. O projeto será encaminhado para os órgãos ambientais.
Segundo a Associação Brasileira de Representantes de Empresas Marítimas (Abremar), os passageiros aportarão em Natal em dois navios, o que representa um incremento de 39,3% em relação à temporada passada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário