segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Professor da UFRN cria trilha ecológica para cegos

O projeto Trekking já existe há sete anos e busca realizar atividades anti-stress para deficientes visuais.



 por Rebeca Bruna, especial para o blog

O professor da UFRN Pitágoras José Binde  criou um projeto de extensão com atividades anti-stress para cegos. O Trekking já existe há sete anos e levou na manhã do dia 27 de novembro deficientes visuais para realizarem trilha ecológica num percurso de aproximadamente 6 km.

A trilha começou no clube Jiqui com um trabalho de alongamento e divisão de equipes. Foi feita depois uma gincana para decidir que grupos sairiam primeiro. O projeto contou com a participação de estudantes universitários dos cursos de educação física, comunicação social e nutrição.

O projeto integra as ações do Instituto de Educação e Reabilitação de Cegos do Rio Grande do Norte (IERC/RN) e visa oferecer aos deficientes visuais um estímulo extra para o desenvolvimento de suas auto-atividades.

A atividade contou ainda com uma inversão de tarefas, quando os cegos passaram a guiar os não-cegos em um determinado trecho da trilha. A troca ressalta a auto-suficiência dos deficientes. Houve também uma palestra com informações nutricionais, seguida de um lanche com todos os presentes.

Nenhum comentário: