segunda-feira, 14 de junho de 2010

Assessoria de Imprensa não é oba oba

Nos dias em que antecederam a Semana do Meio Ambiente, a chefia de reportagem do Novo Jornal me encarregou de preparar uma matéria especial para saudar com as honras que merecia a data em questão (05 de junho).

Para tanto, percorri diversas entidades e consultei múltiplas personalidades ligadas ao assunto para montar o melhor material possível. Na Caern fui hostilizado. Não dei atenção a isso na matéria, mas o desabafo é oportuno e o faço agora.

Edwin Carvalho é um assessor muito prestativo. Tem seus motivos para, toda vez que me identifico como repórter do Novo Jornal, fazer uma série de recomendações.

Não o culpo. A linha editorial do veículo para o qual trabalho não foi traçada por mim. Cumpro a pauta nem sempre concordando com o que ela aborda, mas o faço por dever e obrigação. Porque para tanto fui escalado.

No sentido oposto deveria acontecer o mesmo. Um assessor de imprensa não deve se negar a fazer o seu trabalho. Na Caern não houve isso (Edwin sempre me passou o que pedi - mesmo quando demonstrava contragosto).

Sucedeu que não estando na Caern, Edwin me enviou SMS dizendo estar em aula. Fui até lá para falar com um diretor técnico, Isaías Costa Filho. Por telefone ele me falou que iria me receber. Não o fez quando cheguei à sede da companhia. Não sei se por birra ou porque estava realmente em reunião. Se negou a falar comigo e pronto.

Na assessoria de imprensa, uma mulher me atendeu contrariada e insinuando o tempo todo que minha visita à Caern era em vão, porque todos os dados estavam no site. Não estavam, como bem mostrei a ela. Todos os funcionários da assessoria de lá me olharam com profundo nojo, desde já canalizado para e estação de tratamento de esgoto mais próxima.

Faço esse desabafo, porque outro dia o próprio Edwin, em carta ao Novo Jornal ficou indignado com uma matéria que escrevi sobre as falhas no sistema de abastecimento de água em Natal.

Na condição de assessor, ele fez seu trabalho. Na condição de repórter eu fiz o meu.

2 comentários:

Anônimo disse...

Absurdo o comportamento de alguns "jornalistas"

FRANKLIN JORGE disse...

Dinarte, o texto que escrevei desapareceu... Se vc ainda o tiver armazenado em algum lugar, por favor, mande-o para mim.
Gratissimo.